quinta-feira, 7 de junho de 2012

Super Everdrive (Análise) - (Review)



Possivelmente todo dono de um console, seja Mega Drive, Master System, Nintendo, Super Nintendo,já pensou pelo menos duas coisas:

- Ter e jogar todos os jogos do seu amado console;

- Com certeza sonhou, em de alguma forma, ter aquele jogo que só saiu em japonês traduzido e poder jogar.



Bem, no primeiro caso teríamos o problema da questão financeira.... o gasto seria a nível astronômico e na segunda era algo que dependia da boa vontade da produtora do jogo... nossa única opção seria os emuladores.

Com o GBA em vez das fitinhas piratas em massa temos os flashcarts, cartuchos especiais que armazenavam várias ROMs e permitia aos seus donos carregar vários jogos do GBA em um único cartucho.

Que maravilha seria se tivéssemos um flashcart para o Mega, SNES, Master System..... atualmente tudo deixo de ser suposição para ser real, temos flashcarts para nossos retro consoles, e com vocês, o Super Everdrive:
1 - O que é:
O Super Everdrive é um flashcart para o Super Nintendo criado por Igor Golubovskiy, vulgo KRIKzz, da Ucrânia.

No site dele, além do Super Everdrive, temos flashcarts para para Mega Drive, Master System, Game Gear e Nintendo64:
KRIKzz
As características do pequeno notável, retiradas diretamente do site do KRIKzz:

+ max supported ROM size up to 48mbit (6mbyte)
+ 32kb FRAM for game saves keep.
+USB port for homebrew development*
+OS can be updated from SD or USB
+ save ram data can be stored or loaded from SD card
+ SD/MMC cards support.
+ FAT16/FAT32 support
+Supported SD/MMC up to 32GB
+ flashed game will stay in memory after power off. so no need to choice and reflash game after each reset or power off
+Supported with PAL and NTSC systems
+Multiregion CIC developed by Ikari_01
*USB port available only on "Super Everdrive +USB" cart version
*USB port can be used for OS update, games upload, homebrew software can communicate with PC via virtual serial port interface.
All USB port operations controlled by SNES CPU, so USB port can not be used if cart not attached to console

2 - Como usar:
Primeiramente, baixe suas roms, descompacte elas pois o Super Everdrive não aceita arquivos *.zip e coloque-as    dentro de pastas no SD Card.
É preferível coloca-las em pastas pois facilita a organização e por causa da limitação de 200 arquivos por diretórios.

Feito isso, plug o cartão no Super Everdrive e ligue seu SNES, então teremos a tela abaixo:

Os comandos básicos para operação:

Start/B : No menu inicial e de todas as opções do Menu você usa Start/B para abrir. Ao navegar dentro dos diretórios, B abre os diretórios e Start carrega um jogo;

A: Serve para voltar as opções e diretórios;
X/Y: Dentro dos diretórios serve para rolar o nome dos arquivos que são maiores que o espaço da tela.
Cima/Baixo: Rola a seleção verticalmente, entre os arquivos mostrados;
Esquerda/Direita: Rola a paginação de arquivos. São mostrados 23 jogos por página.


Referente as opções do menu inicial: 


- Start Game

Inicia automaticamente o último jogo salvo na memória do flashcart. O jogo fica na memória até que você carregue um novo jogo. 


- Select Game 

Permite navegar na suas pastas para escolher um novo jogo:

Na foto acima o diretório "SEVD" é criado automaticamente pelo Super Everdrive quando você carrega um jogo que use bateria, como os DKC,RPGs, etc. O diretório "Roms" foi criado por mim e dentro dele tenho várias pastas para cada estilo: 
- Options 
Temos as opções "reset return" e "auto save":  

A opção "reset return" estando "ON", ao se resetar o console voltamos ao menu principal do Super Everdrive, se não somente o jogo é resetado e precisamos desligar/ligar o console para voltarmos ao menu do Super Everdrive.

A opção "auto save" estando "ON", o Super Everdrive se encarrega de criar os arquivos que simulam a bateria dos jogos que usam save e se desligada fica a cargo do usuário criar os arquivos e salvar manualmente.


- Rom settings
Se alguma ROM não iniciou é nesta opção que vamos alterar alguns dos parâmetros para fazermos o jogo iniciar, então só mexemos aqui se o jogo não iniciou: 

Altere e use o botão "A" para voltar ao menu inicial que o Super Everdrive salva automaticamente as alterações.

As alterações só valem para o jogo que está na memória, se você carregar um novo jogo elas são resetadas, mesmo que volte a carregar um jogo que você mudou as opções anteriormente.

Mais abaixo tem um vídeo aonde mudo as opções de duas ROMs para iniciarem normalmente. - Toolbox

Várias opções e informações do Super Everdrive:
 

- "Save/load sram"
Aqui gerenciamos os arquivos que simulam as baterias dos jogos que usam "saves" e dentro desta opção temos as subopções:


- "load from SD": Carrega o arquivo de "bateria" de um jogo;

- "save to file": Salva a "bateria" de um jogo para um arquivo;
- "save to new file": Salva a "bateria" de um jogo para um novo arquivo;

- "Device info": Mostra as informações do Super Everdrive:


- "Update OS"
Aqui podemos escolher o arquivo de update do sistema operacional. Você baixa esses arquivos do site do próprio KRIKzz.

Meu Super Everdrive veio com o OS 11 e fiz o upgrade para versão 12 pela inclusão da opção "Rom settings".

O processo é tranquilo, basta escolher o arquivo de update que você colocou no cartão e carregá-lo como se fosse uma ROM. O sistema começa a atualizar e no final reinicia e voltamos ao menu principal. Claro, a velha recomendação e cuidado de não desligar o console nem apertar nenhum botão durante a atualização.

Mas também não morra se algo der errado, pensaram nisso também: desligue e ligue novamente o SNES com os botões X e A pressionados e o Super Everdrive usa o OS de reserva, que possivelmente será o que veio originalmente, no meu caso o OS 12.

- "About"
Mostra as informações de "copyright"
   
Parece muita coisa mas não dá 5 minutos e você se acostuma com tudo.

3 - Impressões
O carregamento dos jogos eu considerei rápido. ROMs pequenas vão carregar num instante enquanto aquelas maiores demoram um pouco mais. No vídeo que fiz podem ver que F-Zero e Ardy Light Foot carregam rapidamente enquando DKC2 demora um pouco mais, mas nada arlamante.

Não senti diferença alguma ao jogar um game no Super Everdrive em relação ao cartucho original. Testei a Axelay, Gundam Wings e a Castlevania e não vi diferença nenhuma: Lentidão, cor, som, nada, tudo perfeito. No vídeo podem conferir F-Zero, Ardy Light Foot e DKC2.

Rodou RPGs traduzidos maravilhosamente bem: Tales of Phantasia, Bahamut Lagoon, Seiken Densetsu 3, Front Mission - Gun Hazard,
sem problemas.

4 - Incompatibilidade

Essa é a lista de incompatibilidade do Super Everdrive dos jogos que possuem chips especiais:
OBC-1:
Metal Combat - Falcon's Revenge
SuperFX:
Dirt Racer
Dirt Trax FX
Doom (SFX2)
StarFox
StarFox 2 (SFX2)
Stunt Race FX
Super Mario World 2: Yoshi's Island (SFX2)
Vortex
Winter Gold (SFX2)
DSP Series:
1991 - Pilot Wings
1992 - Super Bases Loaded 2
1992 - Super Mario Kart
1992 - Dungeon Master (DSP-2)
1993 - Final Stretch
1993 - Lock-On/Super Air Diver
1993 - Ace Wo Nerae
1993 - Armored Trooper Votoms
1993 - Super 3D Baseball
1993 - Suzuka 8 Hours
1994 - Bike Daisuki! Hashiriya Kon - Rider's Spirits
1994 - Michael Andretti's Indy Car Challenge
1994 - Shutokou Battle 2
1994 - Tsuchiya Keiichi: Shutokou Battle 94'
1994 - SD Gundam GX (DSP-3)
1995 - Ballz 3D (DSP-1B)
1995 - Battle Racers
1995 - Super Air Diver 2
199? - Syutoko Battle Racing 2
199? - Suzuka 8 Hours
199? - Syutoko Battle Racing 94
1995 - Super F1 Circus Gaiden
1995 - Top Gear 3000 (DSP-4)
C4:
MegaMan X2 (1994)
MegaMan X3 (1995)
RockMan X2
RockMan X3
SDD1:
Star Ocean
Street Fighter Zero 2/Alpha 2
SA-1:
*(1995) Derby Jockey 2
*(1995) Masters New: Harukanaru Augusta 3
*(1995) Jikkyou Oshaberi Parodius
*(1995) Kakinoki Shougi
*(1995) PGA Tour '96
*(1995) SD F-1 Grand Prix
*(1995) SD Gundam G NEXT
*(1995) Shin Syogi Club
*(1995) Shogi Saikyou
*(1995) Super Bomberman Panic Bomber World
*(1996) Daisenryaku Expert: WW2
*(1996) Dragon Ball Z Hyper Dimension
*(1996) J. League '96 Dream Stadium
*(1996) Jumpin' Derby
*(1996) Kirby Super Star
*(1996) Marvelous: Mouhitotsu no Takarajima
*(1996) Super Robot Taisen Gaiden: Masou Kishin - The Lord of Elemental
*(1996) Mini-Yonku Shining Scorpion: Let's & Go
*(1996) Pebble Beach no Hotou New: Tournament Edition
*(1996) PGA European Tour
*(1996) Power Rangers Zeo: Battle Racers
*(1996) Shogi Saikyou 2
*(1996) Super Mario RPG
*(1997) Itoi Shigesato's Bass Turi No 1
*(1997) Kirby's Dream Land 3


Basicamente qualquer jogo que use chips especiais não irá funcionar no Super Everdrive. A única exceção é o chip DSP-1 que você pode instalar ou já comprar com ele pré-instalado, ai a lista diminui ainda mais.
Fora essa listagem, se algum jogo não carregou é problema da ROM. Das que testei duas não funcionaram sem alterações:

- Final Fantasy V Traduzida: O jogo carrega mas ao se iniciar, após o nome do jogo sumir a tela fica preta e a música título fica tocando indefinidamente. Foi preciso ir em "rom settings" e alterar o tamanho da ROM para 4M.

- Choujikuu Yousai Macross - Scrambled Valkyrie: O jogo não inciou. Foi preciso ir em "rom settings" e alterar o tipo da ROM para HI ROM e seu tamanho para 1M.

5 - Locais de compra e Custo / benefício

No site do KRIKzz (postado no início deste review) tem links para mais sites que vende oficialmente o Super Everdrive e o preço varia bastante.

O meu é a versão "Ultimate Edition" e foi adquirido do site stoneagegamer:

Stoneagegamer

Paguei no total USD173,00, sendo USD144,99 do Super Everdrive e USD28,05 de frete. Veio com cartão SD de 2GB e com o chip DSP-1 pré-instalado,
caixa, manual, etc, tudo de ótima qualidade.

No geral você não consegue um desses por menos de USD87,00 mais custos de envio e muitos podem achar um preço alto demais, mas se você considerar que vários jogos excelentes do SNES/SFC são caros e alguns, por serem raros, são caríssimos como:

- Sunset Riders;
- Sparkster;
- Rock'n Roll Racing;
- Megaman X;
- Super Castlevania IV;
- Chrono Trigger;
- Final Fantasy III;
- Ilussion of Gaia;
- Secret of Mana;
- Top Gear;
- Top Gear 2;
- Metal Warriors;
- Indiana Jones - Greatest Adventures


Essa listagem pequena de 13 jogos sozinha, no eBay, ultrapassa o valor pago no Super Everdrive com folga. Em sites como o ML então nem se fala,fica muito acima fácil, fácil.

Outros podem argumentar que se consegue jogas todos e de graça nos emuladores, mas o feeling é completamente diferente.
Eu mesmo pensava que não acharia tanta diferença assim em usar o Super Everdrive frente aos emuladores mas quando coloquei para testar a Tales of Phantasia, a vi rodando e a música de abertura "The Dream Will Never Die" tocando diretamente do SFC.... acreditem, sua opinião
muda completamente.
6 - Rivais


Além do Super Everdrive temos como outra opção de flashcart o SNES PowerPak do site RetroUSB:

RetroUSB - SNES PowerPak


As diferenças do Snes PowerPak e do Super Everdrive são:

Mídia:


O Super Everdrive usa um SD card, que são extremamente populares e se pode usar de várias marcas sem problema.
O Snes PowerPak usa os CF cards, anteriores aos SD cards e que são mais difíceis de achar. Além disso, é relatado emvários fóruns que o Snes PowerPak apresenta muita incompatibilidade com cartões que não sejam da marca Dane Elec, a recomendada pelo criador dele.

Velocidade:


O Snes PowerPak carrega os jogos mais rapidamente que o Super Everdrive. Isso acontece por causa do uso dos cartões CF.

Compatibilidade:


O S.P.P, por ter mais memória, pode rodar uma versão descomprimida da ROM do Star Ocean. Ao que parece existem mais ROMs que foram hackeadas para rodar no Snes PowerPak.
 O Super Everdrive não consegue rodar estas ROMs por causa do tamanho da sua memória.

Saves:


O Super Everdrive executa automaticamente a criação dos arquivos bateria e o salvamento dos jogos.
O Snes PowerPak não faz isso automaticamente, ficando a cargo do usuário a criação dos arquivos e gerenciamento.

Extras:


O Snes PowerPak possui um GameGenie embutido.
O Super Everdrive pode vir a ter um no futuro já que seu irmão para Mega Drive, O Everdrive, tem também um GameGenie embutido.

Comunidade:

O Super Everdrive possui uma comunidade bem ativa, com fórum de suporte e o criador dele responde as dúvidas da galera e até implementa algumas funcionalidades conforme o povo fala, como é o caso da opção "roms settings".
O Snes PowerPak não tem fórum de suporte e o criador dele dizem ser, digamos, um pouco "chato".

7 - Finalizando

O Super Everdrive se mostra uma excelente opção de flashcart, com vários pontos fortes e permitindo que o seu dono tenha acesso a quase toda a biblioteca de títulos do SNES de maneira bem prática, apesar do seu preço elevado tornar a compra de tal acessório uma decisão nada "trivial".

Pessoalmente, foi uma ótima aquisição e recomendo a compra do Super Everdrive para aqueles que querem rodar os games diretamente no console.

Vídeos:

Vídeo de teste geral e um jogo em funcionamento no Super Everdrive:


Créditos Análise: Kyo Olhos Demoniacos

29 comentários:

  1. Muito bom este review.
    Mas existe um outro Flashcard para snes além destes 2.
    No caso é o Super Ufo Pro 8. eu comprei um recentemente e ele roda perfeitamente também e tem até algumas coisas melhores que o everdrivre, como por exemplo, vc puder usar um cartucho q tenha um chip especial acoplado a ele pra rodar uma rom que preecise de tal. (como por exemplo, encaixar qualquer outra fita com Chip FX e jogar uma rom de Star Fox). Não me custou tão caro também.

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    1. Realmente,o Super Ufo 8 é uma boa alternativa e com um preço bem mais em conta.Também tem algumas funções interessantes como o save state,cheat,fazer dumps e o uso de jogos que possuem chips especiais através de outros cartuchos com o mesmo chip.Mas o top dos flashcards de Snes é o SD2SNES que já conta com um grande suporte aos chips especiais e o implemento do MSU,mas o problema é o seu alto preço,atualmente custando 200 dólares.

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    1. Retrogate
      http://shop.retrogate.com/SD2SNES-SD2SNES.htm
      Stone Age Gamer
      http://stoneagegamer.com/sd2nses.aspx

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  3. vc foi taxado pela compra, pois estou pensando em comprar um flashcart mais um supaboy. se tem algum método para nao ser.
    e quanto tempo demorou para chegar.

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    1. Eu não fui taxado,mas isso varia da sorte,não conheço nenhum método para que não seja taxado.Demorou cerca de 1 mês para chegar,mas o tempo de entrega também é relativo,dependendo se o produto for taxado ou não.Se quer comprar o Flashcard e o Supaboy,recomendo que compre cada 1 em um pedido diferente,para aumentar as suas chances de não ser taxado.

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  4. Bom dia, você ainda recebe perguntas desse post? Bom, gostaria de saber como você conseguiu realizar a compra no StoneAge Gamer, pois tentei com Cartão internacional e não foi aceito. Nem com o Cartão no PayPal eu consegui. Tem alguma coisa que precisa ser feita para o cartão ser verificado e autorizado pela loja? Obrigado.

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  5. da pra jogar top gear 3000 no everdrive com o chip dps1 ou so com o chip dsp4 ?

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  6. o super everdrive china ver é porcaria e usa peças de baixissima qualidade?

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    1. Não. Ele tem boa qualidade e funciona do mesmo jeito que o oficial. Um que não tem muita qualidade é o Super Ufo. o Super Everdrive chinês é bem melo no quesito qualidade e funcionalidade que o Super Ufo.

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    2. como comprovar q o super everdrive china ver. não é tão ruim em qualidade de suas peças e chips se comparado ao original? ele dura poucos anos?

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    3. Eu disse que ele é de qualidade, não comparável ao original, pois este utiliza componentes de melhor qualidade, mas mesmo assim a versão chinesa tem bastante durabilidade. Tenho um com mais de 2 anos e nunca apresentou nenhum defeito. A questão de quantos anos irá durar não tem com estimar, sendo que não tem muitos anos que ele apareceram no mercado.

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    4. o super everdrive china ver roda a rom Futebol Brasileiro 96?

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    5. vc ja conseguir jogar futebol brasileiro 96 no super everdrive china ver?

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    6. Então, acima eu respondi que o Futebol 96 rodava no Super Everdrive, mas me equivoquei, ele não roda. Na verdade, ele funciona no SD2SNES. Mas o Campeonato Brasileiro 95, 98, 99 e Campeonato Brasileiro 98 funcionam.

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  7. o super everdrive china ver possui em sua placa um chip de memoria ram ou um chip de memoria flash?

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    1. Memória flash.

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    2. isso é ruim pq memoria flash tem um ciclo de gravação/regravação e apos isso ela pára de funcionar

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    3. Estima-se que a do everdrive possa gravar e regravar 100.000 (cem mil vezes), é muita coisa. Nem durante a nossa vida que vamos escolher 100 mil jogos para jogar.

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    4. mesmo a versao chinesa do super everdrive tem 100.000 (cem mil vezes) gravações e regravações? eu só sei q troco muito de roms quando vou jogar

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    5. Sim, pode ficar tranquilo, se vc jogar 10 jogos por dia todo dia, ele durará mais de 27 anos, como vc não vai jogar todo dia, irá durar mais.

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    6. é pq sempre dizem para nao confiavel em produtos chineses e como o super everdrive original é muito caro peguei a versao chinesa v1 mas ela nao tem site nem contato para eu perguntar se o limite desse ciclo é 10.000 ou 100.000 regravações na memoria flash

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    7. é pq sempre dizem para nao confiavel em produtos chineses e como o super everdrive original é muito caro peguei a versao chinesa v1 mas ela nao tem site nem contato para eu perguntar se o limite desse ciclo é 10.000 ou 100.000 regravações na memoria flash

      100.000 é um numero exato de regravações?

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  8. cara adoro o blog de vcs,espero que nao acabe nunca mesmo,sempre com novidades para nos alegrar ,e incentivo aos games antigos!!!!

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  9. Amigo, no caso você pediu ele com o chip DSP-1, ele consegue rodar o mario kart dai, isso? so tem no everdrive? ou alguma outra versão mais em conta também funciona?

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    1. A versão com o chip DSP-1 roda todos os jogos que usam o chip DSP-1, por exemplo, Mario Kart. Só é possível no Super Everdrive ou no SD2SNES que além de rodar os jogos com chip DSP-1, roda outros jogos com outros chips especiais.

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  10. Onde compraram o super everdriver chines? Tem como passar o link?

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