segunda-feira, 14 de abril de 2014

Magical Drop 2

  
Gênero: Puzzle
Ano: 1996
Fabricante: Data East
 

A série
Magical Drop é uma série de jogos de quebra-cabeça desenvolvida e publicada pela Data East; a franquia teve início em 1995 com o jogo de mesmo nome no Japão e com o título Chain Reaction nos EUA; desde então a série recebeu jogos para Arcade e diversos consoles domésticos e portáteis. Os jogos da franquia têm como principal característica a ação frenética, combinada com uma mecânica de jogo que se inspira em alguns pontos na série Puzzle Bobble da Taito.

O jogo
Magical Drop II é um jogo de quebra-cabeça desenvolvido e publicado pela Data East; lançado em 1996 para Arcade, o jogo recebeu versões para Super Famicom, Sega Saturn, Neo Geo, Neo Geo CD e Neo Geo Pocket Color. O game em si mantém muitas das características vistas em seu antecessor, mas com alguns aprimoramentos. A versão avaliada neste texto é a lançada para SNES.

Gráficos
São ótimos; o visual geral do game é bastante colorido e possui um estilo descontraído; os personagens que aparecem na área de jogo são bem feitos, detalhados e possuem várias animações, se comportando de formas diferentes conforme o desempenho do jogador; a área de jogo é simples, mas muito bem feita, contando com peças coloridas e variadas entre si; a animação do jogo flui impecavelmente.

Som
Ótimo; as músicas presentes no jogo são bastante animadas, combinando muito bem com a parte gráfica do game e com a ação das partidas, o que contribui para melhorar a experiência como um todo; os efeitos sonoros são muito bons, com destaque para as falas dos personagens em vários momentos.

Jogabilidade
Excelente, com controles simples e precisos; a jogabilidade de Magical Drop II, como dito anteriormente, se inspira em alguns pontos em Puzzle Bobble, mas apresenta várias características próprias, que dão ao game parte de sua identidade.

A mecânica de jogo de Magical Drop II consiste na eliminação de bolas coloridas que surgem na área de jogo, através dos dois movimentos que podem ser executados pelo jogador, que são: retirar algumas bolas de determinada cor do campo e reposicioná-las em grupos para que estas sejam eliminadas, a eliminação dessas bolas da área de jogo é feita com o agrupamento vertical de pelo menos três da mesma cor, eliminando também aquelas da mesma espécie que estiverem juntas, independentemente de estarem agrupadas na vertical ou na horizontal. Há também algumas peças especiais, que geram diversos efeitos no jogo, algumas delas contam com símbolos visíveis, que se agrupadas, eliminam todas as bolas da mesma espécie da área de jogo; outras têm o poder, quando acionadas, de eliminar todas as bolas que estão em uma direção; há também blocos de gelo, que podem ser movidos livremente pelo jogador, mas que podem ser eliminados apenas quando presentes em agrupamentos de bolas.

Existem dois modos de jogo, o primeiro consiste em uma disputa na qual o jogador deve permanecer na partido o maior tempo possível, eliminando as peças que vêm do alto; o segundo modo é uma disputa, seja contra o computador ou outro jogador, na qual os competidores devem eliminar as bolas da área de jogo, gerando efeitos no campo do adversário; ambas as modalidades de jogo têm seu fim quando a pilha de peças chega à parte inferior da tela, mas no modo versus, esse fim pode ser antecipado com um dos competidores eliminando grandes agrupamentos e em sequência, aumentando assim a pilha do adversário, essa característica faz com que as partidas sejam incrivelmente dinâmicas, com os jogadores lutando para realizar agrupamentos grandes e em sequência, para assim vencer a partida o mais rápido possível. A dificuldade pode ser elevada em alguns momentos.

Considerações finais
Magical Drop II é um ótimo jogo, pois apresenta uma jogabilidade incrivelmente dinâmica e frenética, que não raro se torna caótica, sendo incrivelmente divertida, acrescida de ótimos gráficos e trilha sonora; a soma de todos os fatores resulta em um título que é, sem dúvida, um espetáculo!

Créditos Review: Gabriel

Download: Clique Aqui!

Super Volleyball 2

 Gênero: Esporte
Ano: 1992
Fabricante:Video System
 

História
Não há uma história de fato, o jogador disputa um campeonato internacional de vôlei, enfrentando equipes de vários países, na busca pelo título mundial.

Gráficos
São bons; o visual geral do game é simples, mas bem feito; os jogadores são simples, porém bem feitos, embora não haja diferenças entre atletas do mesmo time, as equipes não se distinguem umas das outras apenas pelos uniformes; o cenário é bem feito, representando bem uma quadra de vôlei; a câmera do jogo está focada na bola e acompanha sua movimentação, algo que confere maior dinamismo às partidas; a animação do jogo flui bem.

Som
Bom; as músicas presentes no jogo são boas e combinam bem com os diversos momentos do game, embora a musica que toque durante a maior parte das partidas seja um tanto sem graça; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade
Boa, com controles simples, mas funcionais; a jogabilidade de Super Volleyball é bastante simples, com a câmera assumindo uma posição na lateral da quadra, dando ao game um aspecto interessante e que funciona muito bem, pois ajuda a criar uma jogabilidade simples, mas adequada a proposta do jogo.

Durante as partidas, os atletas podem fazer uma série de movimentos, como levantamentos, saques, bloqueios, manchetes e outros; essa variedade de movimentos possíveis confere amplas possibilidades de ataque e defesa, contribuindo para tornar as partidas mais dinâmicas e, conseqüentemente, mais divertidas; somada à grande variedade de jogadas, existe também a possibilidade de controlar a equipe em outros aspectos, como a substituição de atletas durante as partidas.

Existem dois modos de jogo: partida livre e campeonato mundial, sendo que neste último a equipe controlada pelo jogador deve lutar para conquistar o título mundial. O game pode ser jogado por duas pessoas; é possível alterar diversas características do jogo, como a velocidade da bola, algo que influencia na dificuldade do game e alguns aspectos do sistema de pontuação.

Considerações finais
Super Volleyball é um bom jogo, apresentando um desafio aparentemente simples, mas que se revela bastante dinâmico e interessante, acompanhado de bons gráficos e boa trilha sonora; a soma das boas características resulta em um game que é bom, se destacando por trazer ao Snes um esporte não muito visto em jogos eletrônicos.

Créditos Review: Gabriel
Download: Clique Aqui!